terça-feira, 1 de maio de 2012

Santos Dumont ou irmãos Wright: Quem é o pai da aviação?

                                                                       

OU

                                    
 
 A polêmica com relação a quem foi o primeiro a fazer o vôo mais pesado que o ar foi estabelecida, envolvendo o brasileiro Alberto Santos Dumont e os americanos e irmãos Wilbur Wright e Orville Wright.

Os americanos afirmam com toda certeza que foram os irmãos Wright e já convenceram muitos disso. Aqui no Brasil, ainda há convicções que Santos Dumont é quem merece toda essa fama. Afinal, quem inventou o avião?

Tanto Santos Dumont quanto Orville e Wilbur Wright devem ser reconhecidos, pois para aquela época foram homens de coragem para colocar em prática suas invenções e acreditar que era possível voar.

No dia 7 de dezembro de 1903 em Kitty Hawk, os irmãos Wright fizeram o primeiro vôo controlado motorizado com o Flyer. Mas como eles próprios disseram em sua bibliografia tinham apenas cinco testemunhas desse acontecimento. Nada foi filmado ou exibido na imprensa norte-americana somente alguns anos após eles exibiram uma fotografia da decolagem, mas nada foi comprovado.

Diferente de Santos Dumont que no dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Begatelle se encontrava milhares de pessoas para ver o 14-Bis, pois houve uma grande divulgação da imprensa local. O vôo foi todo filmado, sua preparação e desenvolvimento foram catalogados e noticiados nos principais jornais do mundo.

Por causa dessa diferença gerou e ainda gera muita polêmica no assunto, principalmente da parte dos brasileiros que ainda teimam em afirmar que Santos Dumont é o pai da aviação.

7 comentários:

  1. Todas as tentativas de se repetir o vôo do Flyer falharam, o que comprova a impossibilidade do vôo.

    ResponderExcluir
  2. Todas as tentativas de se repetir o vôo do Flyer falharam, o que comprova a impossibilidade do vôo.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente os wright nunca provaram nada entre 1903-1905, não existem registros oficiais que corroborem os feitos deles.O governo estava na volta deles e não exstem registros. Voos relatados no papel e conversas não convencem ninguem.

    ResponderExcluir
  4. olhem a relação peso motor dos flyers - fyer 1 peso máquina mais piloto, 340 kg motor 12 hp. - flyer 2 peso total 419 kg motor 15 hp, - flyer 3 peso total 321 kg motor 20 hp.. EU GOSTO DE CHAMAR OS FLYERS DE ABERRAÇÕES FÍSICAS.

    ResponderExcluir
  5. olhem a relação peso motor dos flyers - fyer 1 peso máquina mais piloto, 340 kg motor 12 hp. - flyer 2 peso total 419 kg motor 15 hp, - flyer 3 peso total 321 kg motor 20 hp.. EU GOSTO DE CHAMAR OS FLYERS DE ABERRAÇÕES FÍSICAS.

    ResponderExcluir
  6. infelizmente os wright nunca provaram nada entre 1903-1905, não existem registros oficiais que corroborem os feitos deles.O governo estava na volta deles e não exstem registros. Voos relatados no papel e conversas não convencem ninguem.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente os wright nunca provaram nada entre 1903-1905, não existem registros oficiais que corroborem os feitos deles.O governo estava na volta deles e não exstem registros. Voos relatados no papel e conversas não convencem ninguem.

    ResponderExcluir